Maracanã Solar

Em parceira com a Light, o governo do Rio de Janeiro garantiu a instalação de placas de captação de energia solar no Maracanã, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2014. O convênio “Maracanã Solar” vai viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.


A chuva captada também será utilizada para os banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas. O Maracanã receberá ainda um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de led em 23.500 luminárias de baixa manutenção e longa vida útil. Equipamentos econômicos de ar-condicionado e bombas mecânicas eficientes também estão na lista para a reforma.

A parceria ainda renderá R$ 10 milhões para que o estado invista em eficiência energética (troca de lâmpadas, climatização, entre outros) em outros bens públicos.

As informações são do Portal da Copa.

0 Comentários