O Eco Designer Gráfico

Trabalhando na área de publicidade, me pergunto como ser mais sustentável.
Eis que acho um cara com o mesmo dilema que eu.
O blog Coletivo Verde fez uma compilação com 4 dicas de como ser um designer gráfico verde (e mais uma por minha conta):

1. A Ecofonte:


Uma agência de comunicação da Holanda, a SPRANQ, desenvolveu essa fonte e a batizou de Ecofont, para as pessoas que gastam muita tinta desnecessariamente ao imprimir documentos diversos. Assim, resolveram pesquisar uma maneira de fazer com que gastassem menos tinta durante a impressão. No final do projeto, a SPRANQ chegou a um resultado capaz de economizar até 25% de tinta a cada impressão.
Sabendo que a tinta é uma substância altamente poluente e que também é uma das mais caras no mundo, essa economia representa uma poupança substancial. A Ecofont funciona simplesmente fazendo buracos nas letras que escreveu e esse simples detalhe já faz toda a diferença sem afetar na legibilidade do texto.
Para download da fonte clique aqui

2. Papel Semente

Além do famoso papel reciclado usado frequentemente para impressões de projetos informativos sustentáveis, existem também os papeis artesanais, classificados como ecologicamente corretos por não apresentarem em sua composição elementos agregantes ou químicos, eles possuem apenas água, fibras naturais e se necessário corantes orgânicos. Dentro desse cenário, contamos com o seed paper ou papel semente como opção, que literalmente é um papel ecológico sustentável que contém vida.
Depois de usado como informativo, envelope, cartão de visitas ou folder por exemplo, o papel semente pode ser germinado, basta apenas que seja rasgado, jogado em terra fértil e regado. Excelente opção para surpreender os clientes dos seus clientes!

3. Reaproveitar a embalagem:


As vezes o diferencial de algum produto, está na grande sacada da própria embalagem. E com certeza mais sucesso terá o projeto, se ele for sustentável. Uma dica é se espelhar em projetos que reaproveitaram a própria embalagem e deram a ela um fim muito melhor do que apenas proteger e enfeitar o produto na compra e na entrega.
Alguns projetos desenvolvidos como o das camisetas em exemplo, a própria embalagem feita de papelão serve como cabide, evitando o consumo e produção dos famosos cabides plásticos. Outro exemplo no ramo de alimentos, é o da embalagem de pizza que a própria caixa é “destacada” e se transforma em pratos, evitando também os procurados pratinhos plásticos descartáveis. Claro que cada produto possui uma necessidade diferente, mas com certeza pensar na embalagem além do enfeite, trás uma grande novidade e curiosidade do consumidor.

4. As mídias naturais


Existem maneiras de divulgar produtos ou serviços que vão muito além do que estamos acostumados. As mídias naturais servem para a promoção e divulgação de serviços ou produtos usando elementos naturais como grama, pedras, areia, neve e o que mais podemos imaginar que exista de natural e que possa servir de plataforma de trabalho.
O quão surpreendente seria caminhar pela praia e descobrir um novo produto em um anúncio feito com uma escultura em areia em vez de uma gigante placa de outdoor que tamparia toda sua vista. Mídias naturais é o “pensar fora da caixa”, é a grande inovação em mídia que acompanhei nos últimos tempos.
Para ler mais acesse: Mídias Naturais – A revolução sustentável na propaganda

5. Impressão Ecológica

Como já foi escrito aqui antes, imprima com impressoras como a HP DesignJet L25500. Ela possui um sistema de impressão ecológica, pois:
- Não usa tintas a base de solventes, e não emite gases tóxicos;
- Produz sinalização sem cheiro e não-inflamável;
- Os cartuchos de impressão são totalmente recicláveis;

Além do que, a HP tem um programa de recolhimento de cartuchos vazios, evitando que o empresário jogue na natureza o lixo.


Fonte: Coletivo Verde






0 Comentários