Deixe seu quarto mais sustentável

O quarto é o cômodo em que passamos boa parte do nosso tempo. Pelo menos um terço da nossa vida acontece nele, seja dormindo, lendo, assistindo TV etc.
Já que passamos tanto do nosso tempo nesse lugar da casa, por que não deixá-lo mais verde? Pequenas iniciativas sustentáveis são capazes de fazer de seu quarto um local mais agradável para você e para o planeta.

Veja abaixo algumas dicas para tornar seu cantinho mais amigável ao meio ambiente:

Lençóis orgânicos:
Graças ao seu cultivo, o algodão orgânico não possui resíduos químicos, portanto causa menos irritações à pele. O material se degrada mais rapidamente do que tecidos sintéticos, depois de descartado. Bom para a pele e para o planeta!

Considere materiais diferentes:
Diversas fibras naturais podem ser utilizadas como matérias-primas de lençóis, cortinas, mantas e fronhas. Linho, seda, lã e flanela são os materiais mais indicados no quarto. São ótimas opções ao barato e antiecológico poliéster.

Seja flexível em relação às cores:
Os tecidos sintéticos possuem cores mais vivas, já os orgânicos, possuem uma seleção menor de cores e pode não ser tão simples encontrar um tecido na cor desejada. O lado bom dessa limitação de cores, é que a maior parte dos tecidos orgânicos possui cores neutras, que acabam combinando com qualquer ambiente.


Utilize material artesanal:
Tecidos sintéticos não foram criados pensando em qualidade ou no meio ambiente, mas sim em sistemas de produção mais baratos. Fazer sua própria roupa de cama, ou encomendar que alguém que faça por você, te dá liberdade de escolher diversas variáveis, como tamanhos, formatos, tipos de tecidos utilizados, cores e estampas sem esquecer o conforto e o impacto ambiental.

Pesquise antes de comprar um colchão:
A maior parte dos colchões no mercado é muito confortável, porém, estão cheios de materiais químicos como colas, tintas e amaciantes industriais. Além do poliéster e de plásticos que emitem gases, muitos colchões têm acabamento com base em formaldeído, que dá maior resistência ao material. Optando por fibras naturais, além de se livrar de diversos inconvenientes químicos, você adquire um material que dura uma década ou mais.

Compre um bom travesseiro:

Existem diversos tipos de travesseiros feitos com materiais orgânicos. Os de algodão são os mais firmes ao passo que os de lã são mais macios. Há também os de espuma e látex natural que conservam seu formato por muito tempo.

Fonte: Instituto Brookfield

0 Comentários