Comece mudando a sua casa

Para poder fazer UM NOVO MUNDO, não adianta fazer discursos se você próprio não muda.
Então, comece as mudanças agora.. na sua casa.

Aqui vão algumas dicas.

Use lâmpadas mais econômicas:
Lâmpadas fluorescentes poupam até 70% de energia, quando comparadas às incandescentes, e além de garantir economia na conta de luz, cada uma delas evita a emissão de 136 quilos de gás carbônico na atmosfera.

Apesar de serem um pouco mais caras, as lâmpadas fluorescentes são mais eficientes e podem durar até 10 vezes mais no que a lâmpada comum (Akatu), ou seja, em médio e longo prazo você economiza dinheiro. É bom para o seu bolso e bom para o planeta.

Economize gás:
Aprenda a cozinhar em panela de pressão. Além de ser muito mais rápido, economiza 70% do gás. Outra forma de economizar é tampar as panelas enquanto cozinha para aproveitar o calor que se perderia no ar. Assim você ajuda o meio ambiente fazendo economia na sua conta de gás. É bom para o seu bolso e bom para o planeta.

Otimize o uso dos eletrodomésticos
Ligue as máquinas de lavar roupa e louça somente quando estiverem cheias. Caso você realmente precise usá-las sem aproveitar todo o seu volume, selecione os modos de menor consumo de água.

Na lava-louças não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias, o excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo com que gaste mais energia para compensar.
Você vai sentir a diferença na sua conta de energia. É bom para o seu bolso e bom para o planeta.

Mude o refrigerador de lugar
A geladeira e freezer, quando próximos ao fogão, utilizam mais energia para compensar o ganho de temperatura alta saindo do fogão. Para evitar o aumento do consumo, mantenha os refrigeradores afastados do fogão e a pelo menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento.

Evite também secar roupas e tênis atrás desses eletrodomésticos, pois o consumo de energia aumenta muito. Essas pequenas mudanças farão uma grande diferença na sua conta de luz. É bom para o seu bolso e bom para o planeta.

Aproveite os alimentos na integra
Na hora de preparar as refeições, nada de jogar cascas, sementes e bagaços fora! Todas as partes de frutas, verduras e legumes podem ser aproveitadas e são fontes de vitaminas, minerais e outros nutrientes fundamentais para nossa saúde.

É fácil encontrar receitas envolvendo essas partes dos alimentos que melhoram nossa alimentação e ainda evitam o desperdício. Antes de reciclar, pense em reutilizar: dar um novo uso a um produto que iria para o lixo é pensar sustentável!

E nem precisa avisar pra economizar água né?
"Varrer" a calçada com mangueira nem pensar... diminuir o tempo do banho e fechar a torneira na hora de escovar os dentes já deveria faze parte do dia-dia das pessoas. Mas como ainda não é, vale a pena lembrar.

0 Comentários