Os 10 carros mais "verdes"

O American Council for an Energy-Efficient Economy (Conselho para Economia com Eficiência Energética dos EUA) divulgou na última terça-feira (15) o ranking dos carros mais 'verdes' de 2011.

Veja o quadro:


Pela oitava vez, o Honda Civic GX, movido a gás natural, ficou com o título. Mas, a partir da segunda colocação, a lista sofreu muitas mudanças em relação à de 2010, diz o órgão. O elétrico Nissan Leaf, lançado no ano passado, estreia na vice-liderança, seguido pelo supercompacto Smart Fortwo, que roda com gasolina.
Três carros híbridos, que possuem um motor a combustão e outro elétrico, ocupam as posições seguintes, à frente de Ford Fiesta SFE (Super Fuel Economy) e do novato Chevrolet Cruze, únicos americanos entre os 'top 10'. O Chevrolet Volt, elétrico que é a maior aposta da GM na atualidade, ficou em 12º lugar.
Para estabelecer o ranking , analistas avaliam os carros pela emissão de gases e o consumo de combustível. Os especialistas levam em conta também o material utilizado nos veículos e nos equipamentos, como, por exemplo, a bateria dos híbridos e elétricos, e a facilidade com que se pode dar fim a eles. É nesse quesito que o carros movidos a bateria perdem pontos, apesar de serem considerados "zero emissão", dizem os integrantes do conselho.
Os carros avaliados são aqueles que podem ser mais facilmente encontrados nas suas respectivas categorias. A lista não se restringe a hatchs e sedãs: inclui picapes e SUVs, como o Hyundai Tucson, Chevrolet Equinox, GMC Canyon e Ford F-150.
Mas são os 'carrões' que dominam o ranking dos piores, que no ano passado era mais povoada pelos esportivos. O Bugatti Veyron, que detém o recorde de velocidade do Guinness Book para carros produzidos em série, está no topo dos que têm a pior avaliação ambiental.

Fonte: AutoEsporte.com


0 Comentários