Pedalar, bom para saúde e meio ambiente!


Cuidar da saúde e preservar o meio ambiente, equilibrar a mente e relaxar no trânsito! Graças a esses ingredientes, a bicicleta tem transformado, a cada dia, a vida de muitas pessoas e se tornado a melhor opção de transporte, além de promover lazer e bem estar. Andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma". Este é o resultado final de estudos elaborados pela Universidade Alemã do Desporto. Os benefícios de andar de bicicleta não deixam margem para dúvidas: "as pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico", conclui a pesquisa.

A bicicleta traz tantos benefícios que até a OMS - Organização Mundial da Saúde - incentiva o uso mais efetivo das bikes. Segundo a OMS, pedaladas diárias melhoram a qualidade de vida, combatem o sedentarismo e, através da liberação de endorfinas, trazem mais disposição para enfrentar o dia-a-dia. Pedalar também atua na redução do colesterol e pressão arterial, controla o diabetes e diminui a obesidade e o risco de doenças cardíacas, além de deixar o corpo em forma e aumentar a resistência física. Quem pedala regularmente possui maior resistência a patologias de fundo emocional, como as depressões, ou seja, pedalar é um dos melhores antidepressivos.


Trocar o carro ou a moto pela bicicleta garante benefícios para o meio-ambiente, pois diminui a poluição causada pelos veículos. Além disso, a circulação das bicicletas requer menos espaço em
estacionamentos e vias públicas, o que pode repercutir favoravelmente no planejamento das cidades.

0 Comentários