Top 3 pontos de ecoturismo do Brasil

Por Anabela Calegaro

O ecoturismo vem ganhando a cada ano mais espaço nos roteiros de turismo ao redor do mundo, e o sucesso dessa empreitada se deve ao fato de que a grande maioria das pessoas está, finalmente, dando valor ao que realmente interessa: o contato com a natureza, não importa onde você esteja. E com o ecoturismo não basta apenas apreciar: os principais pacotes promocionais de viagens, pelo menos no Brasil, oferecem roteiros onde o turista também vai interagir muito com o ambiente que visita.

Separamos três dicas imperdíveis de ecoturismo dentro do nosso país para você que não abre mão de viajar, conhecer e recordar, sem perder a oportunidade de aventurar-se.

1 – Bonito (MS): a cidade de Bonito possui muitos passeios encantadores para quem quer fazer do ecoturismo uma opção para as férias. É cheia de balneários e piscinas naturais para que os visitantes possam se esbaldar no contato intenso com a natureza. A cidade sul-mato-grossense tem ampla extensão de florestas preservadas, o que privilegia passeios com práticas de esportes como trekking e caminhada, além de ter o maior aquário natural de água doce de todo o país. Vá à cidade de Bonito em uma época do ano propícia para nadar, já que as águas de lá são extremamente cristalinas. Dá até para ver os peixes com quem você divide o espaço.
Bonito - MS

2 – Caverna do Diabo (SP): para quem gosta de viagens mais alternativas e já conhece São Tomé das Letras, em Minas Gerais, a Caverna do Diabo, em São Paulo, é a próxima parada. Só pelo nome “caverna” já dá para ver, mais ou menos, o que você encontrará por lá. O ambiente é místico, muito excitante, e trata-se de uma gruta com mais de três mil metros de expansão. Nela, os turistas podem contemplar durante a expedição fenômenos naturais como cascatas de calcita, cortinas de pedras, estalactites e estalagmites. 

Caverna do Diabo

3 – Chapada dos Veadeiros (GO): o estado de Goiás tem a fama de ter lindos lugares para se visitar e, claro, muita água doce, já que está muito longe do mar. Quem vai lá não se decepciona, já que uma das principais características dessa região é ser considerada um patrimônio geológico natural. O turista que visita a Chapada pode ver cachoeiras, cânions, minas de cristal, montanhas, rios, piscinas naturais e muito mato para fazer trilha.
Chapada dos Veadeiros

Esses são apenas alguns roteiros que se pode fazer pelo Brasil. Vale a pena explorar as belezas naturais que estão tão próximas de nós, mas que pouquíssimas vezes damos valor.


Anabela Calegaro
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo

1 Comentários