Detentos em MG produzem energia elétrica...

... e reduzem o tempo de suas penas na cadeia.

Uma iniciativa inovadora em um presídio em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, está dando aos presos a oportunidade de reduzirem suas penas, enquanto eles trazem um pouco de luz ao mundo, literalmente. Os detentos estão produzindo energia elétrica para ser utilizada na iluminação pública.


Por sugestão de um juiz local, foram instaladas no presídio, bicicletas geradoras de energia elétrica, como parte de um plano para diminuir a ociosidade dos presos e também incentivá-los a colaborar com um bem maior.

As bicicletas ficam no pátio do presídio, e por meio de correias transformam a energia das pedaladas em energia que carrega duas baterias. Depois de carregadas, as baterias são levadas até o centro da cidade e utilizadas na iluminação pública. O juiz conta que tirou a ideia de academias americanas que utilizam essa tecnologia.

Cada 16 horas pedaladas equivalem a um dia a menos de pena. Pela lei, os presos não são obrigados a pedalar, mas o sucesso da iniciativa está sendo tão grande que as bicicletas vivem ocupadas.

A prisão planeja adicionar novas bicicletas para dar continuidade a iniciativa, e aumentar a colaboração com o meio ambiente e a saúde dos detentos.


Fonte: Docol.com.br

0 Comentários