Bill Gates e a privada do Futuro!

Parece nome de filme.. ou de banda dos anos 80 (ehehehe) mas é a pura Verdade.

O fundador da Microsoft, buscando uma solução para os problemas sanitários do mundo, resolveu inovar: lançou um concurso entre oito universidades internacionais para que elas criassem novos modelos de vasos sanitários baratos e sustentáveis.

O projeto vencedor, criado por uma equipe de cientistas do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia, na tradução do inglês), deve estar pronto para ser usado pelo público e comercializado daqui a 30 meses, em fevereiro de 2015 é autossuficiente e movida a energia solar.

A energia solar é utilizada para uma reação que transforma as fezes em fertilizantes e gás hidrogênio. O gás alimenta baterias que podem ter várias finalidades, inclusive dar energia extra ao vaso sanitário durante à noite e em dias nublados. As privadas "operam em um sistema fechado, em que a água passa por um sistema de reciclagem interna para ser totalmente reaproveitada"

Além de servir para o vaso sanitário, a água sai pronta para ser direcionada para irrigação, por exemplo.

Veja como ficou o projeto:



Gates avalia que quatro em cada dez pessoas no mundo "passam aperto" pela falta de local para ir no banheiro. "Além da questão da dignidade humana, a falta de acesso coloca a vida das pessoas em risco, cria um problema de saúde e economia para comunidades pobres e prejudica o meio ambiente", afirma Gates em seu blog.

As pesquisas vão ajudar a melhorar a vida das pessoas no mundo todo, reflete o fundador da Microsoft. "Imagine o que é possível se nós continuarmos a colaborar e incentivar novos investimentos no setor", disse ao site de sua fundação. "Muitas destas inovações não vão apenas revolucionar o saneamento nos países em desenvolvimento, mas também vão transformar a dependência dos sanitários tradicionais nos países desenvolvidos."

Fonte: G1.com.br


0 Comentários