Faça você mesmo!

Prepare os próprios materiais de limpeza e evite danos ambientais


O destino final da maior parte dos desinfetantes, limpa-fornos, detergentes, desengordurantes, alvejantes, desodorantes ambientais e demais produtos de limpeza é o ralo. esses produtos geram resíduos perigosos que acabam contaminando as águas esgotadas e reduzindo a eficácia do tratamento nas estações.

Além dos danos ambientais, esses produtos acarretam é o aparecimento de inúmeras alergias, inclusive respiratórias. Para evitar este grave impacto ambiental prepare os seus próprios produtos de limpeza não-poluentes, e economize no seu orçamento doméstico.


Limpa-forno: dilua bicarbonato de sódio em água quente, depois aplique a solução suavemente com uma esponja de aço ou um pano macio, dependendo da sujeira.

Desengordurante: misture partes iguais de vinagre de álcool e suco de limão. Pulverize cerâmicas, vidros, superfícies plásticas, louças, azulejos e utensílios em geral; esfregue as peças com uma esponja e depois enxágüe com água.

Limpador de janelas e espelhos: para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

Limpador e desodorizador de carpetes e tapetes: misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

Amaciante de roupas: adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Para limpeza de banheiro: para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

Limpador de vidro e desengordurante: use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

Limpeza de panelas e formas queimadas: cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

Mais um limpador de janelas: misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

Substitua a naftalina: a naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

Desodorante de ambiente: pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

0 Comentários