GREEN CUP

Copo ecológico será lançado no evento Libélula em Lagoa da Prata-MG

Estudante do 8 período de Engenharia Ambiental pela instituição UNIFOR-MG e promotor de eventos, Gleisson Henrique de Oliveira Brandão, lançará durante a quinta edição do evento Libélula – festa já tradicional no cenário eletrônico regional – uma idéia que promete ganhar a simpatia e a adesão dos freqüentadores de festas.

Trata-se do GREEN CUP (ou copo verde, na tradução literal), confeccionado de plástico reciclado (porém mais resistente) inicialmente com uma versão de 500 ml e disponível na cor verde.
Este utensílio substituirá os copos descartáveis utilizados em eventos de médio e grande porte, e na portaria do evento será entregue a cada pessoa um copo estilizado contendo o selo GREEN CUP e logomarca estabelecida. Portanto, a cada frequentador que perder seu copo, será disponibilizada a venda de copos simples de 300 mL por um valor estabelecido de 2 reais.

A idéia é essa: copos que permanecerem no local após o evento serão doados a asilos, instituições de caridade, creches, escolas, etc; os valores arrecadados pelos copos simples vendidos serão revertidos às mesmas instituições e os copos levados pelos frequentadores poderão ser colecionáveis ou se preferirem em um próximo evento realizado pela mesma produtora, levados a qualquer posto de venda de ingressos que serão recebidos em troca de até 20% de desconto no valor do mesmo.


“A idéia surgiu vendo a necessidade de dar alguma contribuição ao meio ambiente. Quando realizamos as primeiras edições da Libélula, eu já pensava em alguma forma de reduzir o impacto ambiental que a festa eventualmente poderia provocar. A média de copos gastos em um evento com aproximadamente oito horas de duração é de 12 copos por pessoa”, explica Gleisson. “Os copos distribuídos no evento será uma forma eficaz de promover a redução da poluição por resíduos sólidos, oferecer ao frequentador do evento um artefato bonito, colecionável, utilizável e reverter isso em benefício do ecossistema”, conclui.

Além de reduzir o impacto provocado pelos copos descartáveis lançados nos aterros, rios, mananciais, córregos, além de diminuir a possibilidade de assoreamento, entupimento de bueiros assim evitando inundações de cidades o GREEN CUP tem como proposta efetuar o plantio de árvores para cada volume de copos comercializados. “Acreditamos que para cada mil GREEN CUPS, poderemos plantar mais de quarenta mudas”, explica o idealizador do projeto. Gleisson relaciona a importância da iniciativa para eventos como exposições, shows musicais e festas de música eletrônica: “Imaginem um evento com movimento de 5 mil pessoas e uma média baixa de 5 copos por pessoa, traria um gasto de 25 mil copos descartáveis, sendo que se usados os copos rígidos entregues a cada pessoa na portaria, poderíamos baixar para 5 mil copos rígidos e se vendessemos 2 mil copos simples a 2 reais, além de uma diminuição considerável de copos descartáveis, teremos uma arrecadação de 4 mil reais e média de duzentas árvores plantadas ”. O idealizador do projeto propõe que outros promotores de eventos que tenham interesse em realizar eventos utilizando o GREEN CUP, terão como garantia o plantio de árvores, estabelecidas conforme a necessidade de copos para o respectivo evento. Através do site www.greencupsolution.com.br os investidores terão a possibilidade e facilidade de acompanhar todo o projeto desde a seleção das mudas a serem plantadas bem como o local através de fotografias e coordenadas geográficas que lhe trarão total condição de acompanhamento de todo processo de revitalização ambiental do local estabelecido.

O lançamento oficial do projeto está previsto para o dia 22 de Abril no evento que comemora 5 anos de LIBÉLULA em Lagoa da Prata – MG.
Aproveito para deixar aqui meu contato para propostas de parcerias que venham ajudar ao crescimento do projeto e dizer que “pedras” encontraremos sempre em nossos caminhos, principalmente quando se tratando de mudanças de hábitos a favor do meio ambiente pois muitos acreditam que não estaremos mais aqui para ver a destruição, mas tragédias diárias nos provam que o futuro esta cada vez mais comprometido e antes tínhamos o “luxo” em dizer que os nossos filhos e netos ficariam com o problema, mas este problema já é nosso a muito tempo e somente ignorantes para não perceber tamanha catástrofe. Por isso é simplesmente fundamental abrir mão de algumas pequenas mordomias como o uso de um copo descartável que tantas vezes utilizamos para tomar água, refrigerante ou um simples cafezinho e jogamos fora em apenas alguns segundos depois.

Peço ajuda em nome de todos que acreditam em um mundo mais equilibrado pois este pequeno gesto, cuidar de um simples copo dentro de um evento, pode ajudar a salvar o mundo e pra quem não sabe um simples copo descartável demora em média 300 anos para se decompor.
Contribua para um melhor ambiente, mas não se esqueça, comece sempre pela sua parte!
“Um brinde a saúde do planeta”
Gleisson H.O. Brandão
gleissonbrandao@hotmail.com

Texto do Lagoadaprata.com


0 Comentários