10 links sobre energia limpa

Conheça algumas maneiras de ajudar o mundo

1. http://www.businessgreen.com
BusinessGreen é um site de negócios de Londres, que oferece às empresas as últimas notícias e melhores práticas de como se tornar ambientalmente responsável, sem que a empresa perca o foco de seu negócio. Eles oferecem muitas oportunidades de anúncios e patrocínios, como por exemplo a divulgação de vídeos curtos produzidos pelas empresas, sobre suas práticas sustentáveis. O site divulga eventos, possui enquetes, seções de dicas, colunas de debate e opiniões de especialistas

2. http://www.youtube.com/watch?v=G3WTqK_XgKc
Reportagem sobre a descoberta de cientistas da Universidade de Rio Grande, para utilização de uma lama retirada do Porto de Rio Grande que pode ser usada para geração de energia. Essa lama era colocada fora, porém ela possui a presença da bactéria "micróbio elétrico", a qual, se armazenada em quantidade suficiente, permite a criação de uma usina energética, com capacidade de abastecer cidades do tamanho de Florianópolis.

3. http://www.youtube.com/watch?v=fBptS_3xt78
Reportagem sobre uma pesquisa de alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, que busca reduzir a quantidade de efluentes químicos, especialmente o sulfato de alumínio, usados na fabricação de tintas. O objetivo é a redução de custos e proteção do meio ambiente. Para a limpeza dos efluentes, o estudo propõe o uso de polímeros naturais, vindos da natureza, como o quiabo, por exemplo.

4. http://www.jnjbrasil.com.br/reach/sobre.html
Link para o site da empresa Johnson & Johnson, apresentando a escova REACH ECO Essencial. Esta escova tem na sua composição o uso de material reciclado pré-consumo, ou seja, 40% do cabo é fabricado mediante o reaproveitamento de resíduos plásticos que sobravam da produção de outros produtos.

5. http://www.youtube.com/watch?v=ciPkTz_KCSw
Link sobre uma empresa brasileira que aplica o conceito de P+L no seu processo de produção. Eles trabalham com pedras e granitos, os quais geravam um acúmulo de resíduos, que não eram reaproveitados. Hoje são utilizados para inúmeros fins, como fabricação de cimento.

6. http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_288190.shtml
Link para o site da revista SuperInteressante, que mostra uma iniciativa do Consórcio Univias, fazendo o uso de tecnologia para o reaproveitamento da borracha de pneus descartados para a produção de asfalto. Além de trazer mais economia, resolve um grave problema ambiental, já que o tempo de vida de um pneu é de 300 a 400 anos.

7. http://www.youtube.com/user/RecicleSeuSurf
Um grupo de amigos se juntou para fazer a primeira prancha de surf de garrafas pet do Brasil, utilizando apenas várias garrafas e uma cola caseira, bem resistente. Este vídeo é uma ação com o intuito de mostrar que, com criatividade e pouco dinheiro, pode-se reaproveitar o lixo, criando algo útil e divertido.

8. http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Meio_Ambiente/Acoes/gerados/producao_mais_limpa.asp?idTR=meioambiente
Link para uma página no site do Banco do Nordeste, que apresenta um Projeto de Produção mais Limpa. Seu objetivo é patrocinar a instalação de Núcleos de Tecnologias Limpas, formar consultores em Produção mais Limpa, disseminar os conceitos e financiar projetos de tecnologias limpas aos empresários nordestinos.

9. http://www.cebds.org.br/cebds/eco-pmaisl-conceito.asp
Link para uma página que trata sobre P+L, no site do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Fundado em 1997, o CEBDS é uma coalizão dos maiores e mais expressivos grupos empresariais do Brasil, cujo desafio é criar condições no meio empresarial e nos demais segmentos da sociedade para que haja uma relação harmoniosa entre as três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental.

10. http://www.mesaproducaomaislimpa.sp.gov.br/
Fórum sem fins lucrativos, criado em 2001, formado por mais de 1000 associados, com âmbito multi-setorial, com participação aberta e voluntária, conduzida por pessoas interessadas em tornar a Produção Mais Limpa um instrumento importante para a produção e o consumo sustentáveis de bens e serviços, bem como contribuir para o aumento da satisfação de todas as partes interessadas da sociedade, através do uso das estratégias e meios proporcionados pela Produção Mais Limpa.

Visto no  2020 Sustentável - Capitalismo Natural e Produção + Limpa

0 Comentários