Dicas para reduzir consumo de água

O alerta para a queda do nível de água nos reservatórios deve ser um pretexto para rever nossos hábitos não só temporariamente, mas para sempre.

Vamos reduzir nosso consumo de água em 30% e mantê-lo nesse nível mesmo depois que a situação se normalizar? A parte mais difícil de mudar um hábito é incorporá-lo. Passada a fase de adaptação, manter é muito mais fácil. Para ajudar nessa empreitada, confira oito dicas simples e fáceis de aplicar para diminuir para sempre o consumo diário de água em casa:

- 1. Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça. Uma torneira aberta pode gastar até 2,4 litros por minuto. 
- 2. Jogue os restos de alimentos no lixo e dê um jato rápido de água na louça ao deixá-la na pia. Isso facilita na hora que você for lavar tudo mais tarde, gastando menos água. 
- 3. Reduza o tempo de banho para até oito minutos. A cada minuto debaixo do chuveiro, você gasta de 3 a 9 litros de água. É só multiplicar pelo seu tempo de banho para descobrir seu gasto diário. Uma boa dica é levar o celular para o banheiro, colocar o despertador e colocar uma meta de redução de um minuto por dia. Para ganhar um tempinho a mais, feche o registro enquanto se ensaboa. 
- 4. Não lave a calçada com a mangueira. Coloque um balde na saída de água da máquina de lavar e reserve. Se você morar em casa, vale coletar a água da chuva com um balde e reservar. Reutilize para jogar na calçada ou no quintal e termine o trabalho com uma vassoura. 
- 5. Acumule roupa e louça para lavar tudo em uma só maquinada. Falando em máquina de lavar, ela também pode ser um vilão da conta de água (da sua casa e do planeta). Só inicie um ciclo de lavagem quando ela estiver completamente cheia de roupa ou louça. 
- 6. Feche bem as torneiras para não pingar e conserte vazamentos rapidamente. Torneiras pingando podem chegar a gastar quase 50 litros de água por dia. 
- 7. Aperte a descarga somente pelo tempo necessário. Se a descarga da sua casa não é de duplo acionamento, preste atenção em quanto tempo você fica apertando. Os vasos sanitários antigos (produzidos antes de 2003) podem gastar até 20 litros por acionamento. Se for esse o caso, uma boa ideia é trocar a descarga para um modelo de duplo acionamento, que possui duas opções: uma que libera uma quantidade maior e outra que libera menos. 
- 8. Lave o carro com um balde e não com a mangueira. Isso ajuda a controlar a quantidade de água gasta e evita o desperdício. Se você é adepto de lava-rápido, prefira as opções de lavagem a seco.

Fonte:
http://asboasnovas.com/brasil/8-dicas-faceis-para-reduzir-o-consumo-de-agua-em-casa

0 Comentários