Ecoturismo e sustentabilidade em sua viagem de férias


Atualmente, a sociedade tem destinado maior atenção e dedicação no que tange a preservação dos recursos naturais do planeta. A preocupação resulta da deterioração de diversos ecossistemas, extinção de animais e recursos naturais, mas também de uma opção de vida mais consciente e saudável.

O turismo sendo uma atividade em constante movimento no país, e que explora, principalmente, os recursos naturais em seu exercício, não poderia estar em desacordo com as políticas de sustentabilidade, que almejam o uso dos recursos de maneira consciente, podendo satisfazer as necessidades e garantir a renovação dos mesmos.

O ecoturismo adota conceitos ecologicamente corretos, para compor seus roteiros de viagem, atividades, além de auxiliar no entendimento das propostas de preservação, no intuito de incentivar a consciência ambiental para que a utilização do patrimônio natural de maneira sustentável seja possível.

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, exibe grande beleza e abundância em recursos naturais, portanto, o ecoturismo se faz presente em diversas atividades desenvolvidas na capital, tanto na prática de esportes, quanto no contato com a natureza.

Conhecer a Floresta da Tijuca é um excelente exemplo, pois ela possui mais de cem trilhas repletas de obstáculos naturais e belas paisagens, a maior floresta urbana do mundo oferece uma infinidade de atrações para o roteiro de viagem, passeios, trilhas, rios, cachoeiras, animais nativos, e ainda museus e casas coloniais. O Parque da Cidade é outra opção interessante, localizado numa área de preservação também possui trilhas, lagos e belos exemplares da flora nativa. 

O Jardim Botânico encanta com suas palmeiras imperiais, estendendo-se por 41 hectares compostos de orquídeas, bromélias e vitórias-régias. Para opções mais radicais a indicação é visitar a Pedra Bonita, Pico do Papagaio e morro da Urca, e aventurar-se em voos de asa-delta, parapente e escaladas num lindo cenário natural que a cidade proporciona aos moradores e turistas.

O Rio de Janeiro pode proporcionar momentos incríveis de apreciação da natureza e emoções radicais, o turista pode hospedar-se num Hotel no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca ou Copacabana e aproveitar de forma completa cada momento na cidade.

Florianópolis

Florianópolis, capital catarinense, é outro destino bastante requisitado nas viagens e possui diversas opções voltadas ao ecoturismo. A cidade é capacitada com guias e profissionais especializados na prática, proporcionando aos visitantes passeios em trilhas, cachoeiras, parques, reservas naturais, além da possibilidade de desenvolver atividades como o arvorismo e montanhismo, praticar esportes, rapel e rafting, passeios de botes, entre outros.

O turismo de aventura é bastante praticado na ilha. Os esportes náuticos, mergulho, trilhas, acampamentos e caminhadas são muitas das opções oferecidas pela cidade. Conhecer as cavernas, cânions são outras possibilidades interessantes. A cidade possui agências especializadas e com guias que proporcionam todo suporte necessário para as atividades. 
Outro atrativo indiscutível é o esporte sandboard, criado na ilha e apreciado pelos visitantes. O sandboard consiste, basicamente, em deslizar nas dunas sobre uma prancha. Um dos principais locais para a prática do esporte é o Rio Vermelho, com sua tranquilidade e ambiente propício para a diversão nas dunas.

A Trilha Morro da Feiticeira é outro passeio espetacular, ela percorre a praia dos Ingleses e a praia Brava e o caminho é composto de rochas do costão, com obstáculos e belas paisagens.

Florianópolis oferece inúmeras possibilidades para o ecoturismo e  o visitante pode hospedar-se num Hotel Florianópolis na região norte, a mais movimentada, e desvendar as maravilhas da Ilha da Magia.

Para curtir todas essas belezas ao lado da natureza, é importante que você faça a reserva de hotel com antecedência e, assim, garantir sua hospedagem. Acesse o site da FalaTurista e encontre diversas opções de hotéis nessas cidades e em outras tantas espalhadas no Brasil e no mundo.


* Postagem gentilmente cedida por www.falaturista.com.br

0 Comentários