EcoTurismo

O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos o
u tende a ser promovido como:
• uma forma de praticar turismo em pequena escala;
• uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo;
• uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma infraestrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante;
• uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente;
• uma prática menos espoliativa e agressiva da cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.

Cachoeira Casca D´Anta, na parte alta
Aqui em Minas, um ótimo local para se praticar ecoturismo é a Serra da Canastra (foto).
A região ecoturística da Serra da Canastra, que está localizada no centro-oeste de Minas Gerais, tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e que tem a portaria principal a 8 km de São Roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do "velho Chico".

O Parque Nacional da Serra da Canastra possui várias opções de caminhadas, banhos de cachoeiras e mirantes. A melhor forma de conhecer o local é caminhando. Aproveite a estrada intermunicipal que corta a unidade de conservação e facilita o acesso às principais atrações: Nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca d’Anta, Trilha Casca d’Anta, Cachoeira dos Rolinhos, Cachoeira do Quilombo, Retiro de Pedras, Fazenda Cândidos e Garagem de Pedras, Curral de Pedras, Torre Serra Braga, Fazenda Zagaia.

Fontes: Wikipedia, www.serradacanastra.com.br, revistaecoturismo.com.br

0 Comentários