Cerol não é brinquedo. MATA!


É só se aproximar o verão que o colorido das tradicionais pipas toma conta do céu. Porém, junto com a brincadeira que perpassa gerações, vem a preocupação com uma brincadeira de criança que pode matar: soltar pipa com cerol. Apesar de ser usada nas linhas para cortar outras pipas no céu, ela também é responsável por graves acidentes envolvendo motoqueiros e ciclistas, animais, rede elétrica e porque não, aeronaves.

Segundo a Associação Brasileira de Motociclistas, cem acidentes são causados por ano pelo uso da linha de pipa com cerol. Cinquenta deles são gravíssimos e, em 25% dos casos, há morte.
O cerol também machuca e mata animais, como corujas e carcarás


O cerol é uma arma perigosíssima, que lamentavelmente não é proibido em todo o Brasil. Em 2008 foi apresentado um projeto de lei para proibir o cerol em todo o Brasil. Alguns estados deliberaram em leis locais, alguns municípios. No entanto, existe uma arma muito eficaz, que é o Código Penal, artigo 132: exposição ao perigo. Algumas policias brasileiras já prenderam jovens e encaminharam à Vara da Infância e Adolescência, por utilizarem cerol próximo a rodovias. Então, a solução neste caso pode ser policial. Os pais, obedecendo ao estatuto da infância e adolescência, também são encaminhados à autoridade policial e depois à autoridade judicial.

Para vivermos num novo mundo, temos que ter e dar educação para nossos jovens.
Visite www.cerol.com.br e entra para a campanha CEROL NÃO!




0 Comentários