Diversão Ambientalmente Sustentável

As festas são grandes berços de material reciclável. São copos, latas, pratos, canudos, muita coisa que acaba indo parar no lixo. Mas em alguns lugares esse comportamento já vem mudando.

Móveis de madeira reciclada e muito verde na decoração. A consciência ambiental é comum em muitas casas. Mas em Divinópolis a iniciativa é de uma boate. Na casa, por fim de semana passam 1.500 pessoas e a norma para todos é divertir sim, mas proteger a natureza também. Política agradável e ambientalmente correta. Se jogados na natureza, os copos, garrafas e tampinhas podem levar milhares de anos para se decompor.

Mas o que iria para o lixo vai para a coleta seletiva. Só na boate o reciclador Adélio Viana recolhe meio tonelada de material por semana.

E já que o processo é sustentabilidade, nada é desperdiçado. Os produtos que têm valor comercial, como latas, alumínio, garrafas, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis vende para a indústria. O restante também é aproveitado: vira obra de arte nas mãos de artesãs da cidade.


As tampas, cobertas por retalhos doados pelas indústrias de confecção se transformam em peças decorativas. E através do trabalho as donas de casa encontraram muito mais do uma nova fonte de renda. Para elas é uma verdadeira terapia.

A oficina é um dos projetos desenvolvidos pela Organização Não Governamental (ONG) Lixo e Cidadania. Os jovens também participam, transformam os copos de acrílico que não são reciclados em Divinópolis, em porta lápis.


E é assim que a iniciativa de alguns empresários proporciona o desenvolvimento de toda uma comunidade.

Visto no Megaminas.com





0 Comentários