Parque Estadual Serra do Cabral recebe Exposições Arqueológicas

A comunidade de Buenópolis, na região Central do Estado, ganhará, neste sábado (15), um espaço destinado a apresentar os sítios arqueológicos descobertos na Serra do Cabral. Será inaugurada a Sala de Exposições Arqueológicas, um espaço situado no antigo Sobrado da Fazenda Riachão, que faz parte da implantação do Centro Cultural e de Informações do Parque Estadual Serra do Cabral.

Na Sala de Exposições, estarão dispostos objetos que permitem a percepção das relações sociais estabelecidas entre o homem e a natureza, com diferentes culturas e ao longo do tempo. O espaço reunirá objetos dos sítios arqueológicos descobertos na Serra do Cabral, alguns deles tombados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Buenópolis. Estarão expostas, ainda, peças encontradas durante as escavações, que atualmente estão guardadas no Instituto de Arqueologia Brasileira, no Rio de Janeiro.



De acordo com a funcionária do parque, Irene Farias, a apresentação do acervo será feita por meio de painéis que relatam o processo de descobrimento dos sítios arqueológicos. “Estarão expostas algumas peças encontradas durante os trabalhos de escavação, uma representação em escala real de uma das mais importantes pinturas rupestres encontradas e uma televisão para a demonstração do conjunto dos ambientes existentes e de filmes relacionados ao tema”, afirma.

Nos próximos meses, dando continuidade ao projeto de criação do Centro Cultural, serão inauguradas mais duas salas no local. Uma delas será de exposição historiográfica, que apresentará aos moradores e visitantes do parque a história e o patrimônio cultural material e imaterial dos municípios envolvidos: Buenópolis e Joaquim Felício. A terceira sala será destinada às exposições temporárias e será utilizada por artistas locais e regionais para a demonstração de seus trabalhos.

Ainda segundo Irene Faria, haverá guias no Centro Cultural para nortear os visitantes em relação às exposições. “Os guias terão a didática e o conhecimento necessários para auxiliar os visitantes de todas as faixas etárias”, ressalta.

Sobrado

O Sobrado da Fazenda do Riachão foi uma das primeiras grandes edificações construídas no final do século XIX na região de Buenópolis. O casarão, hoje, pertence à prefeitura da cidade e foi tombado pelo município em 1999. A restauração valorizou arquitetônica e historicamente a edificação, mantendo e recuperando suas características estilísticas.

O escritório de gestão do Parque Estadual Serra do Cabral será instalado no local. A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi criada em 2005 e possui cerca de 22,4 mil hectares. A unidade de conservação protege a serra de mesmo nome que faz parte da Cordilheira do Espinhaço. O parque abriga muitas nascentes, entre elas a dos córregos Riachão e Embaiassaia, responsáveis pelo abastecimento das áreas urbanas dos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício, respectivamente.

O local também irá abrigar a sede da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Lazer, uma sala para as atividades do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e do Conselho de Meio Ambiente, além de uma sala multimídia de apoio para palestras e que será disponibilizada para uso da comunidade.

Fonte: Agência Minas

0 Comentários