Uma planta poderia sobreviver mais de 5 meses entubada??

Sim... Uma experiência realizada pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) identificou que é possível entubar mudas por um período determinado e fazer com que elas resistam sem precisar de nenhum cuidado específico.

A ideia surgiu com a intenção de proteger as mudas de pragas e evitar a contaminação no viveiro. Os tubos funcionam como mini-estufas em que os gases emitidos são reaproveitados pela planta num ciclo auto-sustentável.

As mudas ficam fechadas em tubo feito com material reciclado de garrafa PET, de aproximadamente 12 cm, e sustentadas em uma base de MDF. A muda fica em estado vegetativo por mais de 5 meses e, neste período, os tubos não precisam ser abertos, pois não é necessário regar a planta. Passado este tempo, as mudas podem ser plantadas normalmente.

Além de ser uma inovação para aquelas pessoas que gostam de ter suas casas ou escritórios enfeitados, mas que não tem muito tempo para cuidar de suas plantas, a pet-muda é também uma ação sustentável, pois reutiliza parte das garrafas PET que são descartadas nos lixos e que muitas vezes não tem destino adequado.

Atualmente, o Brasil produz cerca de 3 bilhões de garrafas PET por ano. Embora seja um produto 100% reciclável, apenas metade de todo volume produzido é reciclado ou reaproveitado, segundo dados do Censo de Reciclagem PET realizado em 2008 pela Associação Brasileira da Indústria do PET.

Apesar do avanço nos últimos anos em relação ao número de garrafas recicladas, ainda hoje mais de 1 bilhão de plásticos não-biodegradáveis são descartados no meio ambiente e demoram centenas de anos para serem decompostos pela natureza.

Graças à criatividade do seu povo, o Brasil é atualmente o país melhor preparado para a reciclagem de PET no mundo, tendo desenvolvido a maior variedade de aplicações para o material reciclado. Podemos encontrar produtos como brinquedos, móveis, camisetas e até travesseiros.

Boas ideias sempre surgem

Fonte: CulturaDigital.br

1 Comentários